Trump anuncia Estreito de Ormuz “totalmente aberto” após acordo preliminar com Irã e promete fim da arma nuclear iraniana

BRASIL

Trump declara Estreito de Ormuz aberto e celebra progresso nas negociações com o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (22) que o Estreito de Ormuz está “totalmente aberto” e que os EUA estão “indo muito bem” na gestão da região. A declaração surge em um momento crucial, após a primeira rodada de negociações entre os dois países com o objetivo de firmar um acordo de paz final, seguindo um acordo preliminar assinado na semana passada.

As conversas realizadas no domingo foram marcadas por uma atmosfera positiva. Negociadores do Catar e Paquistão indicaram que houve acordos sobre a criação de um grupo de trabalho focado na questão nuclear iraniana e na desescalada do conflito no Líbano. Esses desenvolvimentos reforçam a narrativa de progresso diplomático promovida pela administração Trump.

Em coletiva de imprensa, Trump detalhou sua visão: “Estamos indo muito bem em relação ao Estreito de Ormuz. Recebemos mais petróleo ontem do que jamais havia passado pelo estreito, temos o petróleo jorrando, o estreito está totalmente aberto e estamos negociando, vamos ver como isso vai evoluir”, declarou. Ele acrescentou, com ênfase, “Mas temos duas coisas: temos o estreito aberto e temos um país que nunca terá uma arma nuclear, nunca, jamais terá uma arma nuclear”, referindo-se ao Irã. Conforme informação divulgada pela imprensa, o Irã não havia emitido pronunciamento oficial sobre as falas de Trump até a última atualização desta reportagem, mas o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Ghalibaf, confirmou um acordo para estabelecer uma linha de comunicação com os EUA sobre a passagem de navios por Ormuz.

Canais de comunicação abertos para evitar incidentes em Ormuz

O principal negociador do Irã, Mohammad Ghalibaf, comunicou nesta segunda-feira que Teerã concordou em estabelecer uma linha de comunicação direta com os representantes norte-americanos. O objetivo é gerenciar a passagem de navios pelo Estreito de Ormuz, buscando assim evitar conflitos e incidentes na importante via marítima. Esta medida visa garantir a segurança e a fluidez do tráfego na região.

Estreito de Ormuz: um ponto estratégico vital para o comércio global de petróleo

O Estreito de Ormuz, uma passagem marítima de extrema importância no Oriente Médio, por onde transita aproximadamente 20% do petróleo mundial, havia sido reaberto oficialmente na quarta-feira passada (17). A reabertura ocorreu logo após a assinatura do acordo de paz preliminar entre os Estados Unidos e o Irã. A segurança e a operacionalidade desta rota são cruciais para a economia global.

Tensão momentânea e a volta da normalidade no tráfego marítimo

Apesar da reabertura oficial, houve um período de tensão quando ataques de Israel no Líbano, após a formalização do acordo, levaram o Irã a fechar a passagem novamente no sábado (20). Teerã declarou que só reabriria a via quando os combates no território libanês cessassem. Contudo, parece que esta questão foi contornada pelas partes envolvidas nas negociações de paz. Sites de monitoramento de tráfego marítimo já registram a passagem contínua de navios comerciais por Ormuz, indicando um retorno à normalidade.

Liberação de ativos iranianos e preparativos para o acordo nuclear

Em declarações à TV estatal iraniana, Ghalibaf também informou que as conversas com os EUA, realizadas na Suíça, finalizaram os preparativos para a liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos que estavam congelados. Este acordo financeiro é um componente significativo nas negociações em andamento, que visam garantir que o Irã “nunca terá uma arma nuclear”, conforme prometido por Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *